liderança

liderança

notícias

notícias

- 09/02/23

Projeto de Lei sobre redução de ITCMD é vetado em São Paulo

O recém-eleito governador do Estado de São Paulo vetou de forma total o Projeto de Lei n. 511/20 (“PL”), o qual havia sido aprovado pela Assembleia Estadual no fim de dezembro de 2022.

O PL previa a redução das alíquotas do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (“ITCMD”), passando da regra geral de 4% para 0,5% nos casos de doações e 1% nas transmissões causa mortis.

O veto foi publicado essa semana (08/02/2023) e sua principal justificativa foi a brusca redução de alíquotas e a ausência de contrapartidas orçamentárias, o que gera uma afronta à Lei de Responsabilidade Civil, uma vez que tais reduções devem estar amparadas com medidas de compensação para que as alterações não afetem as metas de resultados fiscais previstos. A aprovação do PL geraria uma renúncia de receita de R$ 4 bilhões por ano.

O veto será apreciado pela Assembleia do Estado de São Paulo que poderá acatá-lo e arquivar o projeto, caso concorde com os argumentos do Governador ou promulgar a lei, caso exista discordância.