liderança

liderança

notícias

imprensa

- 21/11/23

BH tem novo projeto que propõe que Dia da Consciência Negra seja feriado; entenda

Um Projeto de Lei (PL) que institui o Dia da Consciência Negra como feriado municipal foi enviado à Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) na última sexta-feira (17). A data, que faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, é comemorada nesta segunda-feira (20).

Diferentemente das cidades de Betim e Contagem, na Região Metropolitana, em Belo Horizonte a data não é comemorada como feriado municipal.

A proposta é de autoria dos vereadores Wagner Ferreira (PDT) e Iza Lourença (PSOL). No entanto, o PL ainda não chegou à presidência da casa, e não está em tramitação.

O que diz o projeto?

O texto propõe alterar a Lei Municipal nº 11.397/2022, já que a legislação trata apenas dos feriados religiosos, como Sexta Feira da Paixão, Corpus Christi, Assunção de Nossa Senhora, Imaculada Conceição. O intuito dos parlamentares é incluir o Dia da Consciência Negra como feriado civil.

No texto, Iza e Wagner defendem que a celebração da data “ajuda a preservar e transmitir a herança cultural da sociedade, além de ser uma oportunidade para abordar questões sociais, ambientais e históricas, promovendo a conscientização e ação positiva”.

O presidente da Câmara, Gabriel Azevedo (sem partido) não irá comentar sobre o projeto até que o texto esteja em discussão na Casa.

Dia da Consciência Negra: 20 de novembro é feriado em quais estados?

Feriado já havia sido rejeitado

Em 2020, um projeto parecido chegou a tramitar na Câmara. A proposta foi criada pelo vereador Henrique Braga (PSDB), e também previa o dia da Consciência Negra como feriado municipal.

Na época, a Comissão de Legislação e Justiça considerou o PL 898/19 “inconstitucional, ilegal e regimental”. Nenhum parlamentar entrou com recurso contra o parecer da comissão, e o texto foi arquivado nas semanas seguintes.

Lei orgânica prevê estudos e debates

O Dia da Consciência Negra tem uma pauta de atividades prevista na lei orgânica do município que regulamenta as datas comemorativas da cidade.

O texto estabelece, entre outros pontos, a realização de estudos e debates em escolas públicas municipais “sobre o papel do negro na formação socioeconômica e cultural do Brasil”.

Feriado da Consciência Negra pelo Brasil

Segundo a Fundação Palmares, mais de mil cidades brasileiras consideram o dia 20 de novembro feriado, seja por lei municipal ou estadual.

Atualmente, há um projeto de lei em tramitação que debate tornar o Dia da Consciência Negra um feriado nacional. A proposta já foi aprovada pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Se é feriado, é proibido trabalhar?

EMPRESAS PRIVADAS: Se a cidade ou estado adota o feriado de Dia da Consciência Negra em lei, a norma é que todos os trabalhadores sejam dispensados.

Caso contrário, precisam receber o salário do dia em dobro ou compensar a folga em outra data, explica a advogada Fernanda Garcez, sócia da Abe Advogados.

FUNCIONALISMO PÚBLICO: Para os servidores federais, segunda-feira (20) não será ponto facultativo, de acordo com o calendário divulgado pelo governo no fim do ano passado. Para os funcionários municipais e estaduais, a decisão é de cada governo local.

Para ler a noticia completa, clique aqui